Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quando o Diabo fala parte 3


II. Quando o Diabo fala o faz de uma maneira inteligente. V. 1b
Notemos que a serpente não emite uma série de sons ou ruídos sem sentido. Tão pouco usa uma forma de linguaje incoerente ou incompreensível. Pelo contrario, quando fala com a mulher o faz de maneira estruturada, premeditada… expressa idéias e procura alcançar um propósito final.
O Diabo é inteligente. Influenciados pelas lendas, mitos, e o cinema, temos chegado a pensar que o Diabo fala com uma voz rouca, profunda, às vezes só faz ruídos, fede a enxofre, tem rabo e chifres, patas de cabra, é feio etc. Mas a Palavra de Deus nos revela algo da sua natureza. Em Ezequiel há uma descrição do rei de Tiro a qual alguns comentaristas dizem que faz referencia a Satanás:
E o apóstolo Paulo escreve aos coríntios que eram assediados por falsos apóstolos; que no se surpreendessem, pois Satanás mesmo se disfarça em anjo de luz.
Ademais, o Diabo usa uma linguagem religiosa. Notemos que ele fala de Deus sem negar sua existência.
O MESMO ELE FEZ QUANDO TENTOU A JESUS… (Citou o salmo 91!) e Tiago disse: “Tu crês que Deus é um. Bem fazes. Também os demônios crêem e estremecem.”
Não nos confundamos quando alguém diz ser um profeta, mestre, ou enviado de Deus. Pode ser um emissário do Diabo quem usa uma linguagem religiosa, mas com um conteúdo herético. O mesmo sucede com práticas de “limpas”, “adivinhos”, “curandeiros e milagreiros”. Todos eles invocam as forças das trevas e às vezes usam uma linguagem religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário